Preparação da Superfície

O pré-tratamento da superfície é a primeira etapa do processo em um ciclo completo de pintura. Para uma boa adesão e resistência à pintura, é essencial que o substrato de metal seja devidamente preparado. 

Pré-tratamento por Pulverização

O túnel de pré-tratamento por pulverização é o sistema de lavagem para ciclos automáticos. As peças, penduradas em um transportador aéreo, percorrem o túnel e são atingidas por jatos de água acrescidos de produtos químicos específicos por meio de rampas de pulverização equipadas com bicos. O túnel pode ser desenhado continuamente ou em etapas. Para a máxima eficácia do tratamento, o projeto deve levar em consideração os parâmetros de aplicação dos produtos químicos (tempo e temperatura) e a ausência de gotejamentos entre as diferentes etapas de lavagem que, de outra forma, causariam contaminação indesejada.

Pré-tratamento em Cascata

O túnel de pré-tratamento é especialmente desenhado para o tratamento de perfis de alumínio através da técnica de lavagem em cascata. Este sistema “em cascata" lava os perfis de cima com eficiência e confiabilidade e permite um consumo de energia muito baixo e uma excelente qualidade de preparação da superfície. As bandejas que formam as cascatas, construídas em aço inoxidável, são modulares e reguláveis em altura e profundidade de acordo com os perfis a serem tratados. Sua geometria cria uma cascata perfeitamente vertical ao longo de todo o comprimento do perfil e mantém constantes os tempos de tratamento.

Cabine de Lavagem Manual

As cabines de lavagem são o espaço ideal para o tratamento manual. A cabine é um espaço fechado com piso gradeado que pode ser percorrido, sob o qual os resíduos fluem e são coletados. A área está equipada com iluminação e sistema de aspiração. A lavagem é feita manualmente por meio de uma lavadora de alta pressão com um nebulizador de alta pressão. 

Cabine de Lavagem Automática

As cabines de lavagem automática por pulverização consistem em uma área de alojamento das peças localizada acima dos tanques de tratamento. Essas cabines permitem a integração de um ciclo automático de pré-tratamento em sistemas de pintura em lote, aumentando a qualidade do processo sem abrir mão da flexibilidade. Os objetos a serem tratados são inseridos nas etapas de lavagem por meio de balancins movidos por ponte rolante manual ou automática.

Isolamento Eco-Fusion

Ao cobrir as fases quentes do túnel de lavagem com estes painéis, obtém-se uma economia de energia térmica garantida de pelo menos 14%. Os painéis EcoFusion são painéis isolantes e insonorizantes, ideais para otimizar o local de trabalho. Confeccionadas com tintas em pó, podem ser personalizadas em qualquer cor.

Instalação de Passivação nebula

Integrado na etapa de passivação dos túneis de pré-tratamento, o Nebula garante que a peça a ser tratada seja nebulizada com uma solução com qualidades químicas constantes e reduz o consumo de água. O dispositivo é equipado com um sistema de dosagem, mistura e controle de produtos químicos, sistema operacional com painel de controle touch-screen e rampas com bicos atomizadores.

Sistemas de Descalcificaçáo

A desmineralização é um processo de tratamento da água com o qual os sais nela dissolvidos são eliminados. O processo pode ser feito com instalações com resinas de troca iônica que reciclam a água de lavagem e removem seletivamente os íons das soluções aquosas. 

Separador de óleo Lamelar

Este sistema é ideal para remover a sujeira e manter a qualidade dos banhos desengraxantes em túneis de pré-tratamento operando em diversos turnos diários. O separador de óleo lamelar separa as gotas de óleo do banho de tratamento de acordo com o princípio de agregação / coalescência.

Hidrolimpadora a quente

As hidrolimpadoras são máquinas de limpeza que usam o poder da água de alta pressão e da temperatura para remover graxa e resíduos oleosos das superfícies. Fornecida com nebulizador com punho e extensão.