Instalações modulares

Elios

A pintura a pó com cura IR-UV

Elios é a planta para pintura industrial, de perfil ecológico, para pintar em pó todos os artigos tridimensionais que, até recentemente, precisavam ser pintados com tinta líquida devido à sua composição de material metálico misturado a materiais sensíveis ao calor. O equipamento de pintura em pó, patenteado, permite curar a tinta a temperaturas muito baixas e em pouquíssimo tempo, permitindo eliminar completamente os custos de eliminação de resíduos, que são inevitáveis ​​em um processo tradicional de revestimento líquido.

O ciclo tecnológico consiste em:

A peça é preparada em primeiro lugar, com um ciclo de lavagem apropriado e, subsequentemente, seca-se com o tratamento de IR. Neste ponto, a tinta em pó é aplicada por meio de equipamento eletrostático, de modo a proporcionar uma cobertura suficiente. A peça coberta com tinta em pó deixa a área da pintura e entra no forno de IR-UV. O processo de polimerização ocorre em duas etapas: ponto de fusão e de reticulação. A primeira fase é obtida com os raios infravermelhos, que levam a superfície da peça a uma temperatura suficiente, de modo que o pó possa fundir-se e difundir-se sem problemas. O segundo tratamento é obtido com os raios ultravioletas, o que permite a obtenção das características de adesão e de fixação.

Vantagens

O conselho do especialista

As vantagens acima referidas são ainda mais significativas, quando se compara o processo de pintura a líquido com o do revestimento UV e, quando o artigo tem uma forma tridimensional com uma conformação com rebaixos e de material termo sensível no seu interior.

Os exemplos ideais de aplicação são, portanto:

Em Itália, ao cliente interessado na aprendizagem da tecnologia e para avaliar diretamente a qualidade do processo, existem três sistemas de pintura concebidos para diferentes tipos de peças.


Euroimpianti

Euroimpianti está sempre disponível para qualquer pedido de informação, orçamento gratuito e inspeção

Peça um orçamento